segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A dança do Carimbó

Por Admarino Júnior


"Maçariquinho da beira da praia como é que mulher roda a saia é assim, é assim, é assim, o lê lê é assim que mulher roda a saia"

Observando um evento (que a população chama de festival) com diversas apresentações artísticas, destaca-se a dança do Carimbó que é muito apreciado pelos Marajoaras pelo seu ritmo de batuque que contagia os espectadores. No Marajó existem diversos grupos folclóricos que se apresentam de lugar em lugar dançando sempre o Carimbó e outros ritmos musicais que permeiam os dias festivos deste povo.

A Dança do Carimbó: a mais extraordinária manifestação de criatividade artística do povo marajora foi criada pelos índios Tupinambá que, segundo os historiadores,inicialmente era apresentada num andamento monótono, como acontece com a grande maioria das danças indígenas. Quando os escravos africanos tomaram contato com essa manifestação artística dos Tupinambá começaram a aperfeiçoar a dança, iniciando pelo andamento que , de monótono, passou a vibrar como uma espécie de variante do batuque africano.

Por isso contagiava até mesmo os colonizadores portugueses que, pelo interesse de conseguir mão-de-obra para os mais diversos trabalhos, não somente estimulavam essas manifestações, como também, excepcionalmente, faziam questão de participar, acrescentando traços da expressão corporal característica das danças portuguesas. Não é à toa que a "Dança do Carimbó" apresenta, em certas passagens, alguns movimentos das danças folclóricas lusitana
s, como os dedos castanholando na marcação certa do ritmo agitado e absorvente.

A denominação da "Dança do Carimbó" vem do titulo dado pelos indígenas aos dois tambores de dimensões diferentes que servem para o acompanhamento básico do ritmo. Na língua indígena "Carimbó" - Curi (Pau) e Mbó ( Oco ou furado), significa pau que produz som.

Na manifestação da dança todos os dançarinos apresentam-se descalços. As mulheres usam saias coloridas, muito franzidas e amplas, blusas de cor lisa, pulseiras e colares de sementes grandes. Os cabelos são ornamentados com ramos de rosas.

Os homens apresentam-se com calças (de diversas cores) e camisas do mesmo tom , com as pontas amarradas na altura do umbigo (ou sem a camisa)

Com tudo isso pronto, é só rolar o carimbó que todos ficam alegres, dançando e se divertindo


.

Um comentário:

  1. Muito bom. Obrigada por nos passar um pouco da cultura dessa Ilha de uma forma clara e objetiva.

    Beijinhos

    ResponderExcluir